O Rot banda de Grindcore de São Paulo apresentou no mês de julho de 2021 o novo álbum "Organic" o último gravado pelo baixista Alex Bucho, figura lendária da banda e influente em toda a cena underground nacional e internacional, que faleceu em decorrências de complicações causadas pela Covid-19.
Organic foi lançado via Läja Rex no Brasil e na Europa via Larvae. Contém 25 faixas e foi lançado nos formatos CD, vinil e cassete.
O ROT foi formado por Mendigo e Marcelo, que mesmo antes do início dos anos 90 já estavam bem ativos no meio underground, no envolvimento com outras bandas e projetos, na produção de fanzines, trocando fitas cassete e mantendo contato com pessoas ao redor do mundo sobre o efervescente underground da música extrema, que estava tomando conta de todo o planeta.
O caráter da banda desenvolveu-se a partir desse forte envolvimento com esta rede internacional de contatos e o ROT dificilmente pode ser enquadrado dentro dos padrões do metal ou do punk, desenvolvendo um estilo próprio que serve de influência e referência para diversas outras bandas de grindcore, tanto no Brasil, como em continentes como Ásia e Europa.
O grupo nos cinco primeiros anos de existência, entre 1990 e 95, esteve muito ativo logo no início de sua trajetória. Em 1991 foi lançada a primeira demotape “Prisioner of my Fear” e o primeiro EP “Almighty God”, lançado em vinil sete polegadas, assim como o EP “Drowned in Restrictions”, de 1992. A excelente repercussão destes primeiros lançamentos possibilitou o primeiro álbum completo da banda, “Cruel Face of Life”, lançado em 1994.
Além dos discos individuais, visando a afirmação das alianças internacionais, que já vinham desde o final dos anos 80, com a troca de cartas, entre 1993 e 95 foram lançados discos divididos (splits) com bandas de outros países, como Mindfart (Bélgica), Psycho (Estados Unidos) e Entrails Massacre (Alemanha), o que popularizou a banda na Europa e América do Norte já no início dos anos 90 e solidificou o intercâmbio cultural entre as efervescentes cenas de música extrema.
Essa popularidade fora do país possibilitou o convite em 1994 para a primeira turnê europeia do ROT, que seria organizada pela gravadora alemã “Morbid Records”, porém a falta de experiência e estrutura nos primeiros anos da banda impossibilitaram esta primeira empreitada fora do Brasil, visto que dentro do país a banda já se apresentava com frequência, principalmente na periferia de São Paulo, além do interior do estado e Região Sul do Brasil.
Na segunda metade da década de 90, o ROT continuou bastante ativo, com o lançamento do EP “Fatality” e o clássico split com a banda belga Agathocles, ambos em 1996, e no mesmo ano a primeira turnê na Europa, organizada pela gravadora localizada na Bélgica Grinding Madness, que também lançou o álbum em vinil doze polegadas dividido junto à banda Intestinal Disease no ano seguinte.
Os diversos lançamentos internacionais do grupo possibilitaram a segunda turnê do ROT pela Europa, em 1998, onde a banda fez 30 apresentações em 32 dias em território europeu. O ano de 1998 foi também do lançamento do segundo álbum completo da banda, batizado “Sociopathic Behaviour”.
Entre 1998 e 2000 a banda lançou cerca de uma dezena de diferentes materiais, lançados de forma underground em formato cassete ou vinil sete polegadas, contendo músicas inéditas, bônus ou ao vivo gravadas nos shows realizados na Europa. Alguns destes itens hoje em dia são raros e disputados por colecionadores de música grindcore nos cinco continentes.
Já no início deste século a banda ficou sem baterista, mas logo encontraram nova formação e em 2001 foi lançado o álbum “Your Lie is Gone” e em 2002 o disco completo “A Long Cold Stare”, considerado um dos clássicos da banda. Este terceiro álbum possibilitou a terceira turnê pela Europa e as apresentações, cada vez mais intensas e afiadas, solidificaram de vez o nome do ROT como um dos gigantes do grindcore mundial.
A partir dos anos 2000 até os dias de hoje, diversas compilações e coletâneas foram lançadas, além do continuo intercâmbio sociocultural dos álbuns splits, que ao logo deste século foram divididos com bandas como 2 Minutos de Odio (Espanha), Wojczech (Alemanha), Diborce (Japão), Antigama (Polônia) e Iron Butter (Estados Unidos).
Neste século, apesar da dificuldade de conciliar os trabalhos pessoais e a constante troca de formação, junto as atividades da banda, o ROT se manteve ativo com lançamentos nacionais e internacionais, shows pelo Brasil e entrevistas e aparições em fanzines e revistas especializadas.
Um lançamento recente, que marca definitivamente o retorno da banda e que merece destaque é o EP “Nowhere”, lançado em vinil sete polegadas em 2015. Foi a última participação com Marcelo, vocalista e fundador do ROT, deixando a banda neste período, restando apenas o Mendigo como membro original até o momento.
O EP “Worshipping their Chains” foi lançado em 2017 e de formato inédito, apenas virtual e com download gratuito, o que agradou tanto os fãs mais antigos da banda, devido a sonoridade que se mantem fiel as raízes da banda e do grindcore, quanto aos fãs mais novos, acostumados com os novos formatos de audição de música causados pelo advento das novas tecnologias de streaming, foi o momento também de apresentar os novos músicos que dariam uma nova dinâmica e energia a banda.
O ponto alto da carreira da banda foi em 2019, com a apresentação no “Obscene Extreme”, na República Tcheca, o maior festival dedicado à música extrema no mundo. O ROT foi convidado a fazer duas apresentações no mesmo festival, tamanha a admiração dos fãs de grindcore da República Tcheca e toda Europa com relação a banda.
Discografia
1991 - EP “Almighty god”
1992 - Ep “Drowned in restrictions”
1993 - EP Split c/ MINDFART
1994 - CD “Cruel face of life”
1995 - EP Split c/PSYCHO
1995 - EP Split c/ENTRAILS MASSACRE
1996 - EP Split c/AGATHOCLES
1996 - EP “Fatality”
1997 - LP Split c/ INTESTINAL DISEASE
1998 - CD “Sociaphatic behavior”
1998 - EP Split c/ TWISTED TRUTH
1999 - CD split c/ SUBLIME CADAVERIC DECOMPOSITION
1999 - LP Split c/ DEPRESSION
1999 - EP Split c/ NO PREJUDICE
2000 - EP Split c/ MESRINE
2000 - LP Split c/ YACOPSAE
2001 - LP “ Your lies is gone – your days has come”
2002 - EP Split c/ 2 MINUTOS DE ODIO
2002 - CD “Old Dirty Grindcores”
2002 - CD “A long Cold Stare”
2004 - CD Split c/DEATH SLAM
2004 - EP Split c/ WOJCZECH
2005 - EP Split c/ CATHETER
2007 - EP Split c/ ANTIGAMA
2008 - EP Split c/ IRON BUTTER
2008 - EP Split c/ LIFE IS LIE
2015 - EP “Nowhere”
2017 - EP Digital/virtual “worshipping their own chains”
2019 - EP Split c/ Chikara – edição limitada
2021 - CD “Organic”
Links:
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCXAJJrQO6nxAIo08dF1eF1Q
Facebook: https://www.facebook.com/rotgrindcore/
Bandcamp: https://rotgrind.bandcamp.com/track/w...
Instagram: @rotgrindcore
Nenhum comentário:
Postar um comentário